Viagem à Albânia Bósnia e Montenegro
Associação Humanitária Cultural e Recreativa Beselguense
Data do Evento
28 de julho a 4 de agosto de 2024
Local
Beselga – Penedono
Preço por pessoa em quarto duplo –1700,00€
Suplemento para quarto individual –400,00€

1.º dia-28 Julho: Beselga-Porto-Čilipi (Dubrovnik)-Mostar (Bósnia Herzegovina)
Saída da Beselga em autocarro até ao aeroporto do Porto. 15H05 – Partida em voo direto com destino a Čilipi. Chegada e assistência pelo nosso guia privativo que acompanha a viagem do aeroporto de chegada ao aeroporto de partida. Partida para norte, pela estrada que serpenteia entre o mar Adriático e a montanha agreste e austera em direção à fronteira com a Bósnia-Herzegovina. Jantar no percurso. Atravessando quilómetros de campos de vinhas e oliveiras, chegada a Mostar, a cidade-mártir da guerra dos Balcãs. Alojamento no Hotel Eden****, ou similar.
2.º dia – 29 de Julho: Mostar - Sarajevo (Bósnia Herzegovina)
Pequeno-almoço. Visita ao centro dominado pelos minaretes das mesquitas que lembram a presença do império Otomano durante quatro séculos, numa convivência pacífica entre muçulmanos, católicos, cristãos ortodoxos e judeus. Visita a pé atravessando a famosa ponte de Mostar, construída no século XVI por ordem de Suleiman, “o Magnífico”, o Velho Bazar com as suas calçadas em pedra de seixos do rio, a casa Bišćevića, residência turca tradicional do século XVII e uma mesquita. Após o almoço, viagem até Sarajevo acompanhando o curso do Neretva o rio esmeralda, que serpenteia entre as montanhas que serviram de pano de fundo à guerra entre sérvios, croatas e bósnios. No caminho, visita ao ‘’Túnel da Esperança’’ a única forma de comunicação com o exterior durante o cerco de 1425 dias. Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham circulado pelo túnel, por onde entravam alimentos, armamento, medicamentos, cigarros e ocorria o transporte de feridos e crianças. Alojamento e jantar no Hotel Holiday Inn****, ou similar.
3.º dia – 30 de Julho: Sarajevo - Podgorica (Montenegro)
Pequeno-almoço. Visita panorâmica da capital da Bósnia percorrendo a sempre animada praça do mercado, a Sinagoga, a Mesquita de Gazi Husrev Bay, a catedral do Coração de Jesus e a ponte latina onde foi assassinado o arquiduque Francisco Fernando, provocando a I Guerra Mundial. Após o almoço, percorremos a vasta região a que os otomanos deram o nome de ‘’Balcã’’ que significa montanha na língua turca. As paisagens são de uma beleza surpreendente pelas características do relevo acidentado e da natureza hostil. Após atravessar a fronteira, jantar no percurso. Alojamento no Hotel Bristol****, ou similar.
4.º dia – 31 de julho: Podgorica - Krüje (Albânia) – Durrës
Após o pequeno-almoço visita à capital do jovem país Montenegro e que foi palco estratégico na II Guerra Mundial entre Nazis e Aliados. Após a guerra, o líder da Jugoslávia, Tito, dedicou-lhe especial atenção na reconstrução da cidade. Nos dias de hoje, a arquitetura urbana reflete a sua turbulenta história e a diversidade de regimes que viveu. Breve visita panorâmica da cidade. Partida para Krüje, um bastião de resistência contra os Otomanos no século XV. Visita ao Museu Gjergj Kastrioti, situado no interior das muralhas do castelo e o tradicional mercado. Almoço. Continuação para Durrës, uma das cidades mais antigas da Albânia, que possui o maior porto do país. Colonizada pelos gregos, foi um importante entreposto comercial, sendo a Torre Veneziana a prova da presença desses intrépidos marinheiros. Transporte ao Hotel Arvi****, ou similar. Jantar num restaurante local com música típica ao vivo. Alojamento.
5.º dia – 1 de agosto: Durrës - Berat - Tirana - Durrës
Após o pequeno-almoço partida para Berat, um pequeno tesouro e vila museu Património Mundial da UNESCO. Intitulado o povoado das mil janelas, subimos a pé desde o típico bairro Mangalem até ao castelo para visitar o museu de Onufri, onde aprendemos um pouco mais sobre a arte iconográfica Bizantina. Visita ao museu Etnográfico instalado numa casa típica albanesa em pedra e madeira. Almoço. Visita de Tirana, capital da Albânia, passando pela Praça Skanderbeg, o Teatro Nacional, o Museu Histórico, o Palácio Cultural, a Mesquita Et’hem Bey construída entre 1798 e 1812, a torre do relógio e a curiosa “Pirâmide”, construída em 1988 como um museu durante o período do ditador Enver Hoxha. Na década de 80, a Albânia mantinha centenas de bunkers, que hoje foram transformados em casas comerciais, lojas, cafés e espaços culturais. Visita ao Bunk Art2, cuja exposição mostra a vida e as perseguições políticas na época da República Socialista Popular da Albânia. Regresso ao litoral Adriático, Durrës, para jantar e alojamento.
6.º dia – 2 de agosto: Durrës - Skadar
Pequeno-almoço. Viagem na direção do lago Skadar, o maior do sul da Europa. Após almoço em restaurante local, visita da fortaleza Rozafa, que segundo a lenda foi construída por 3 irmãos, que todas as manhãs descobriam as obras do dia anterior completamente destruídas. Aqui usufruímos de uma vista panorâmica da cidade, dos 3 rios que aqui confluem e do seu famoso lago. Passeio panorâmico pela localidade onde existe uma decoração típica do Império Otomano, com uma arquitetura que mistura estilo estalinista e oriental. Caminhando pela Kole Idromeno, a animada rua pedonal da cidade, visita ao museu de fotografia, onde o legado do pintor e fotógrafo italiano Pietro Marubi estabelecido em Skadar, nos permite um olhar sobre a Albânia tradicional do século XIX. Visita de uma fábrica de máscaras de Carnaval, uma arte inspirada na tradição veneziana, mas cuja produção é em grande parte no exterior, nomeadamente na Albânia. Alojamento e jantar no Hotel Rozafa****, ou similar.
7.º dia - 3 de agosto: Skadar - Budva (Montenegro) - Kotor - Radanovići
Após o pequeno-almoço, partida para o Montenegro, pela costa adriática, passando por localidades com praias idílicas como Bar, ou admirando ao longe a minúscula península de Sveti Stefan. Paragem em Budva para almoço. Passeio no núcleo muralhado pendurado sobre as águas azul turquesa. Continuação para a cidade medieval de Kotor classificada como Património Mundial da UNESCO, e situada na ponta do fiorde do mesmo nome. Após a visita do centro histórico, um autêntico labirinto medieval que parece parado no tempo, continuamos para Radanovici. Jantar e alojamento e no Hotel Aurel Coast**** ou similar.
8.º dia – 4 de agosto: Radanovići - Aeroporto Dubrovnik (Čilipi) – Porto - Beselga
Após o pequeno-almoço, passeio pelo único fiorde do sul da Europa, por uma estrada panorâmica bordeando o mar Adriático, contornando as baías e passando por típicas e tradicionais aldeias de pescadores. Após atravessar a fronteira de entrada na União Europeia, a última paragem é na pérola mais valiosa do Adriático, a bela Dubrovnik, com as suas casinhas em pedra esbranquiçada e telhados alaranjados. Tempo livre para passear na rua pedonal Stradun, percorrer as muralhas, ou subir a um dos muitos miradouros da cidade. Em hora a combinar localmente, transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque. 20H35 – partida em voo direto, com destino ao Porto. Chegada às 23h10 e continuação da viagem em autocarro até à Beselga.
Preço Inclui:
– Viagem em autocarro Beselga / aeroporto do Porto / Beselga;
– Passagem aérea em voo direto, em classe económica, com direito ao transporte de 1 peça de bagagem de porão até 20kg e 1 peça de bagagem de mão até 5kg;
– Guias locais selecionados em Mostar, Sarajevo, Podgorica, Krüje, Berat, Tirana e Skadar;
– Dormida e pequeno-almoço buffet nos hotéis indicados ou similares;
– Circuito em autocarro de turismo de acordo com o itinerário;
– Visita de Kotor orientada pelo guia privativo;
– Refeições indicadas no itinerário – 13 refeições (com menus de grupo e pré-determinados de acordo com a gastronomia local, não incluindo bebidas nem dietas especiais);
– Taxas de cidade, turismo, serviço e IVA;
– Taxas de aviação, sujeitas a alteração;
– Seguro básico de viagem com cobertura de cancelamento;
– Acompanhamento de experiente guia de língua portuguesa ou espanhola, desde o aeroporto de chegada ao aeroporto de partida, no destino.
Não Inclui: Bebidas, despesas de carácter pessoal e quaisquer serviços não mencionados como incluídos.
- As inscrições decorrerão até dia 2 de novembro de 2020, estando limitadas a 650 participantes (serão atribuídos os frontais mediante a recepção do comprovativo de pagamento). Quem tiver a inscrição regularizada nesta data terá direito a frontal personalizado com o nome.
O preenchimento do Formulário que a seguir se apresenta é da exclusiva responsabilidade do participante.
Alertamos que em caso de preenchimento incompleto ou incorreto poderá comprometer-se o normal desenrolar da prova, nomeadamente no que diz respeito ao Seguro de Acidentes Pessoais.
Por favor, confira os seus dados antes de submeter a sua inscrição!
Mais Atividades
VIII Trail Running
- baixa - média/alta
- 3-4h
- 700
Cruzeiro Atenas Istambul e ilhas gregas
- 8 dias
- 50
XIX Maratona de BTT
- baixa/média/alta
- 2-4h
- 1000
XIII Caminhada Noturna
- baixa - média
- 3h
- 200